Jornal Estado de Minas

LONDRES

Jovens britânicos pedem à família real para restaurar os ecossistemas em suas terras

Uma centena de jovens se reuniram neste sábado (9) em frente ao Palácio de Buckingham, em Londres, para entregar uma petição com 100 mil assinaturas para a família real britânica permitir que a natureza recupere seu estado selvagem nas muitas terras da Coroa.



Acompanhados do naturalista e apresentador britânico Chris Packham, crianças e adolescentes fizeram uma pequena marcha do Green Park até o Palácio, agitando bandeiras rosa e verdes.

"A família real tem uma oportunidade incrível, já que possui tantas terras, de dar o exemplo renaturalizando" o ecossistema, disse Noah Macaulay, de 16 anos, cofundador do coral SOS from the kids, que cantou durante o protesto e se apresentará na COP26, que será inaugurada em menos de um mês em Glasgow.

"Eles poderiam realmente ajudar a natureza e a biodiversidade", acrescentou.

O ambientalista veterano Chris Packham, de 60 anos, lamentou "não ter agido de forma rápida e abrangente o suficiente para evitar a crise em que nos encontramos".

No que chamou de "a manifestação mais harmoniosa, magnífica e pacífica" que participou em muito tempo, exortou a família real a permitir que a natureza recuperasse seu estado selvagem em suas terras, que, segundo ele, abrangem mais de 300.000 hectares.

De acordo com a associação Wild Card, os Windsors possuem 1,4% da área terrestre do Reino Unido.

Um porta-voz da Casa Real destacou o compromisso da família real com o meio ambiente, dizendo que "eles estão em constante evolução e procuram novas maneiras de melhorar a biodiversidade, a conservação e o acesso público aos espaços verdes".

audima