UAI
Publicidade

Estado de Minas REYKJAVIK

Islândia suspende uso da vacina anticovid da Moderna


08/10/2021 17:32

A Islândia suspendeu o uso da vacina anticovid do laboratório americano Moderna nesta sexta-feira (8), citando um risco aumentado de inflamação do coração.

"Como há abastecimento suficiente da vacina Pfizer no país (...), o chefe da epidemiologia decidiu não usar a vacina Moderna na Islândia", diz nota divulgada no site da Direção Nacional de Saúde.

A decisão foi motivada pelo "aumento da incidência de miocardite e pericardite após a vacinação com a vacina Moderna", disse o chefe da epidemiologia na nota.

Durante dois meses, a Islândia administrou uma dose adicional "quase exclusivamente" da vacina Moderna a islandeses vacinados com Janssen, um soro de dose única comercializado pelo laboratório americano Johnson & Johnson, assim como a idosos e imunossuprimidos que receberam duas doses de outra vacina.

Isso não afetará a campanha de vacinação desta ilha de 370 mil habitantes, onde 88% da população com mais de 12 anos já está totalmente vacinada.

Suécia e Finlândia também suspenderam o uso da vacina da Moderna, mas apenas para menores de 30 anos, e Dinamarca e Noruega desaconselharam formalmente para menores de 18 anos, devido ao risco de inflamação do miocárdio, músculo cardíaco e do pericárdio, a membrana que reveste o coração.

De acordo com as autoridades suecas, a maioria dessas inflamações são benignas, mas é recomendado acompanhamento médico se os sintomas aparecerem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade