(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas OSLO

Centro-esquerda alcança acordo para formar governo minoritário na Noruega


08/10/2021 15:46

Trabalhistas e centristas, vencedores das eleições legislativas de 13 de setembro na Noruega, concordaram nesta sexta-feira (8) em formar juntos um novo governo minoritário, cuja composição e programa serão apresentados na próxima semana.

"Estamos prontos para formar um governo na quinta-feira", anunciou o líder trabalhista, que provavelmente será o próximo primeiro-ministro, Jonas Gahr Støre, após vários dias de negociações com o partido do Centro, que defende especialmente os interesses do mundo rural.

A plataforma política que norteará a ação do novo Executivo será apresentada a partir de quarta-feira, acrescentou, em uma aparição com seu aliado Trygve Slagsvold Vedum.

Com a esquerda socialista, esses dois partidos alcançaram maioria absoluta nas eleições legislativas de 13 de setembro, que encerraram o mandato de oito anos da direita, liderada pela conservadora Erna Solberg.

As três formações participaram de consultas preliminares, que evidenciaram as fortes divergências que as separam, especialmente no que se refere à questão da atividade petrolífera e dos impostos sobre os mais ricos. No final, a esquerda socialista se retirou das negociações.

A nova coalizão bipartidária terá apenas 76 dos 185 assentos no Parlamento, então terá que negociar com outros partidos para poder cumprir suas leis.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)