(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Biden restaura superfície de três áreas protegidas reduzidas por Trump


08/10/2021 18:52 - atualizado 08/10/2021 18:55

O governo de Joe Biden anulou nesta sexta-feira (8) a decisão de seu antecessor, Donald Trump, que reduziu a superfície de três áreas protegidas nos Estados Unidos de imenso valor arqueológico e ambiental.

O presidente dos Estados Unidos assinou decretos que permitem que os monumentos nacionais de Grand Staircase-Escalante e Bears Ears, ambos localizados em Utah (oeste), e os de Northeast Canyons e Seamounts, no Oceano Atlântico, em frente a Massaschustts, recuperem suas dimensões originais.

"Depois da redução de sua proteção pela administração anterior, hoje estou orgulhoso de anunciar a proteção e a extensão de três dos nossos locais nacionais mais queridos", disse o presidente durante cerimônia oficial na Casa Branca.

"Ao restaurar a superfície desses três monumentos nacionais, o presidente Biden cumpre uma promessa-chave e respeita o princípio de que os parques nacionais, monumentos e outras áreas de preservação dos Estados Unidos devem ser protegidos sempre e por todos", tinha anunciado a Casa Branca na véspera.

Assim, o Grand Staircase-Escalante passará de 4.000 km2 para mais de 7.500 km2, e o Bears Ears, reduzido para 926 km2, chegará a 5.500 km2.

A zona marítima de Northeast Canyons and Seamounts também retornará às suas dimensões originais, e a pesca do caranguejo vermelho e da lagosta americana na área será reduzida de forma gradual até ser proibida em 15 de setembro de 2023.

"Obrigado, senhor presidente. Ouviu as tribos nativas e o povo americano e agiu para que as paisagens sejam protegidas por gerações", comentou a organização de defesa do meio ambiente Center for Western Priorities, no oeste dos Estados Unidos.

Legisladores republicanos de Utah, entre eles os senadores Mike Lee e Mitt Romney, criticaram a decisão do democrata, acusando-o de "dar um golpe devastador" em seus esforços de "encontrar uma solução legislativa e permanente para a antiga disputa sobre os limites e a gestão dos sítios nacionais de Bears Ears e Grand Staircase-Escalante".

Biden pretende proteger o legado de seus antecessores democratas, Barack Obama, que criou o monumento Bears Eears em 2016, e Bill Clinton, que criou o Grand Staircase-Escalante em 1996.

A decisão de Trump de reduzir estas áreas, que são hábitat de espécies em risco de extinção e tesouros arqueológicos como pinturas rupestres e importantes vestígios de dinossauros, escandalizara, as tribos originárias e os defensores do meio ambiente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)