Jornal Estado de Minas

WASHINGTON

Submarino de propulsão nuclear dos EUA sofre danos após colisão em águas asiáticas

Um submarino de propulsão nuclear dos Estados Unidos foi danificado após atingir um objeto não identificado enquanto navegava em águas da Ásia, informou a Marinha dos EUA nesta quinta-feira (7).



O "USS Connecticut", um submarino de ataque rápido, "atingiu um objeto submerso na tarde de 2 de outubro, enquanto operava em águas internacionais na região do Indo-Pacífico", explicou a Marinha em um comunicado.

A Marinha também disse que não houve ferimentos que coloquem em risco a vida da tripulação, mas o USNI News, um site especializado em notícias navais, informou que cerca de uma dúzia de marinheiros sofreram "lesões moderadas a leves".

Segundo o USNI News, o submarino estava operando no mar da China Meridional, onde a Marinha americana tentou desafiar as reivindicações territoriais da China sobre pequenas ilhas, recifes e afloramentos.

A instituição indicou que está examinando a extensão dos danos e investigando o incidente.

"O submarino permanece em condições seguras e estáveis. O dispositivo de propulsão nuclear e os espaços (internos) do 'USS Connecticut' não foram afetados e permanecem totalmente operacionais", garantiu.

O USNI News disse que o navio está agora a caminho da base dos EUA em Guam.

audima