UAI
Publicidade

Estado de Minas BRUXELAS

Testemunho de Haugen reforça projeto de regulação digital europeia, diz comissário


06/10/2021 20:46

O comissário europeu de Mercado Interno, Thierry Breton, disse que o projeto de regulação das gigantes digitais foi reforçado pelas revelações da denunciante do Facebook, Frances Haugen, após conversar com ela nesta quarta-feira (6).

"O que foi revelado por Frances Haugen demonstra que realmente há uma urgência em legislar e não ceder", declarou o comissário.

Breton é o impulsionador de dois projetos de legislação apresentados em dezembro de 2020 para pôr fim aos abusos das gigantes digitais na União Europeia (UE).

Suas propostas estão em negociação no Parlamento Europeu e no Conselho, que representa os Estados-membros da UE.

A conversa com Haugen o motivou a "não ceder nas propostas apesar do lobby para reduzir as obrigações" das plataformas, informou o comissário francês.

Ele explicou ter ouvido as acusações contra o Facebook antes de revisar com a ex-funcionária da rede social os diferentes elementos do projeto de regulação europeu.

"Isso permitiu ter sua percepção, em particular sobre os problemas de transparência, de dados, de algoritmos", comentou.

A denunciante pediu na terça-feira que o Congresso dos Estados Unidos reforce a regulação do Facebook, ao qual acusou de empurrar os adolescentes a usar cada vez mais suas plataformas, sob o risco de causar-lhes dependência ou provocar-lhes um uso problemático.

FACEBOOK


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade