(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NAÇÕES UNIDAS

ONU pede livre acesso de ajuda à Etiópia em meio a 'imensa crise humanitária'


06/10/2021 18:31

A Etiópia vive uma "imensa crise humanitária", afirmou nesta quarta-feira o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, perante o Conselho de Segurança, exigindo que autoridades permitam o acesso "sem obstáculos" à ajuda, uma semana após a expulsão de sete funcionários da organização.

"O país enfrenta uma imensa crise humanitária, que exige atenção imediata", o que "torna particularmente preocupante a decisão do governo etíope, na quinta-feira passada, de expulsar sete funcionários da ONU, a maioria deles humanitários", destacou.

"Essa expulsão sem precedentes deveria ser um tema de grande preocupação para todos nós, pois afeta o cerne das relações entre a ONU e os Estados membros", afirmou, depois de chamar a medida de ilegal e contrária à Carta das Nações Unidas.

Segundo a ONU, "ao menos 5,2 milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária no Tigré", província etíope em guerra desde novembro. A ajuda também é necessária nas províncias de Amhara e Afar, indicou Guterres.

O único corredor para de acesso ao Tigré está em Afar, onde "os movimentos são muito limitados, devido a controles oficiais e não oficiais, à insegurança e a outros obstáculos e desafios".

Na última sexta-feira, o Conselho de Segurança se reuniu em caráter de urgência para discutir a expulsão de sete funcionários da ONU por autoridades etíopes, que os acusaram de "interferência nos assuntos internos" do país e manipulação política da ajuda humanitária.

- Bola de neve -

Estados Unidos, Irlanda, Estônia, Noruega, Reino Unido e França solicitaram uma nova reunião urgente nesta quarta-feira, depois que o Conselho de Segurança não concordou na sexta sobre uma declaração que Dublin havia proposto. Rússia e China se opuseram após Moscou multiplicar os questionamentos a respeito do papel dos funcionários.

Na sexta-feira, o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, Martin Griffiths, cujas declarações recentes sobre o "bloqueio" da ajuda e o risco crescente de fome podem estar na raiz da crise, denunciou "falsas acusações" da Etiópia. "Mas quando lhe perguntamos quais, ele não nos informou", disse à AFP um embaixador, que não quis ser identificado.

Da mesma forma, os membros africanos do Conselho se oporiam a que esse dossiê caísse nas mãos dessa instância da ONU.

Vários diplomatas concordam agora que é necessário "resolver" o problema da expulsão de funcionários da ONU, "estabilizar a situação, recuperar a confiança entre o sistema da ONU, a comunidade humanitária e o governo etíope".

"Se a situação na Etiópia não for esclarecida, pode se criar um efeito bola de neve" e abrir um precedente para outras situações muito delicadas, como em Mianmar ou no Afeganistão, explicou um embaixador, que assegurou que "muitos membros do Conselho manifestaram esses temores" nos últimos dias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)