Jornal Estado de Minas

BERLIM

Cantor com Estrela de Davi acusa hotel alemão de discriminação

Um músico denunciou ter sido expulso de um hotel em Leipzig, no leste da Alemanha, por usar uma Estrela de Davi, fato que causou comoção na comunidade judaica e a abertura de uma investigação nesta quarta-feira (6).



O cantor e guitarrista Gil Ofarim, que mora na Alemanha, compartilhou um vídeo no Instagram na terça-feira em que aparece em frente ao hotel Westin de Leipzig e afirma que um funcionário do estabelecimento havia pedido a ele para retirar a Estrela de Davi que tinha pendurada no pescoço para poder se registrar.

De acordo com a Promotoria de Leipzig, contactada nesta quarta pela AFP, outra pessoa fez uma denúncia por incitação ao ódio, embora o cantor ainda não tenha decidido se denunciará os fatos.

O funcionário do hotel, acusado pelo cantor, também apresentou queixa por difamação e ameaças, informou a Promotoria, que investigará todas as denúncias.

O hotel Westin, que disse levar o caso "muito a sério", informou a suspensão, enquanto as investigações durarem, de dois trabalhadores supostamente envolvidos no incidente, de acordo com um porta-voz do grupo hoteleiro Marriott International entrevistado pela AFP.

Gil Ofarim, de 39 anos, conhecido na Alemanha por ter sido o vencedor de reality show, disse em entrevista à Bild TV que o incidente foi "a gota d'água", e que ele já havia sido vítima de "xenofobia e racismo".

O presidente do Conselho Central dos Judeus da Alemanha, Josef Schuster, descreveu como "horrível" este "ato hostil de caráter antissemita", enquanto o comissário para o antissemitismo do governo, Felix Klein, disse estar "consternado".

Até mesmo uma manifestação espontânea ocorreu na terça à noite em frente ao hotel

MARRIOTT INTERNATIONAL



audima