(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARIS

Blinken chega a Paris para visita de aproximação após crise franco-americana


04/10/2021 20:18

O chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, chegou a Paris nesta segunda-feira (4) para uma visita que busca amenizar as tensões bilaterais, menos de três semanas após a eclosão de uma crise sem precedentes entre a França e os Estados Unidos.

O secretário de Estado dos Estados Unidos deve se reunir nesta terça-feira com o chanceler francês, Jean-Yves le Drian, e um assessor do presidente Emmanuel Macron.

Também deve participar terça e quarta-feira de uma reunião ministerial da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Esta é a primeira visita de um alto funcionário dos Estados Unidos à França desde que Washington anunciou em setembro uma aliança com a Austrália e o Reino Unido para combater a China.

A aliança, apelidada de AUKUS, despertou a ira da França porque fez com que a Austrália rompesse um gigantesco contrato de compra de submarinos franceses.

Acusado de apunhalar um de seus principais aliado pelas costas, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, procurou fazer as pazes por uma conversa telefônica com Macron, admitindo que poderia ter se comunicado melhor com Paris.

Os dois presidentes lançaram um "processo de consulta profunda".

A visita de Blinken a Paris deve marcar uma etapa nesse processo antes de uma cúpula Macron-Biden no final de outubro na Europa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)