(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ZURIQUE

Movimento ambientalista bloqueia centro de Zurique


04/10/2021 17:56

Com palhaços e um barco como apoio, mais de 200 ativistas do movimento ambientalista Extinction Rebellion lançaram nesta segunda-feira uma operação de bloqueio do centro de Zurique, capital financeira da Suíça, e ameaçaram repetir o protesto.

O movimento pediu aos militantes que fizessem uma manifestação diária, sentando-se ao meio-dia no extremo de três pontos-chave, como uma ponte e o cruzamento da maior via comercial da cidade, bloqueando a circulação.

Nesta segunda-feira, ativistas de todas as idades comprometidos com a causa ambiental chegaram dos quatro cantos do país. Alguns tiraram férias para participar da manifestação diária.

Ao meio-dia, os manifestantes, em pequenos grupos, acomodaram-se em cadeiras e exibiram cartazes, enquanto outros se deitaram na calçada, sob grandes lonas azuis, que representavam um mar cheio de resíduos. Um grupo estacionou um barco no meio da rua. "Porque estamos todos no mesmo barco", explicou uma ativista.

Segundo o Extinction Rebellion, cerca de 200 pessoas participaram do ato. Após bloquearem a circulação por pouco mais de uma hora, os ativistas foram gradualmente retirados do local pela polícia, que levou 134 pessoas detidas para realizar controles, informou.

Em junho, o movimento ambientalista enviou uma petição ao Conselho Federal (governo suíço) exigindo que o mesmo "reconheça oficialmente" a emergência climática e ambiental e atue imediatamente, convocando "uma assembleia cidadã sobre a justiça climática e ambiental". O Extinction Rebellion advertiu que "sem uma resposta adequada", os ativistas estavam dispostos a realizar uma ação de desobediência civil.

O movimento ambientalista realizou diversas ações na Suíça desde a sua criação, em 2018. Em 2019, coloriu o rio que corta Zurique de verde fluorescente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)