UAI
Publicidade

Estado de Minas MOSCOU

Começa o processo de enchimento do gasoduto Nord Stream 2


04/10/2021 17:46

O preenchimento do polêmico gasoduto Nord Stream 2, que fornecerá gás russo à Europa, já foi iniciado, anunciou sua operadora nesta segunda-feira (4), após a construção da instalação ter sido adiada por tensões diplomáticas com Moscou.

"O procedimento de entrada de gás para a primeira cadeia do gasoduto Nord Strem 2 já começou", disse em comunicado a operadora, de mesmo nome, que administra o gasoduto de 1.230 quilômetros, instalado no fundo do Mar Báltico.

Segundo a empresa, "essa cadeia será preenchida progressivamente para constituir o estoque necessário, como pré-condição para os exames técnicos posteriores".

Com este enchimento, a primeira cadeia do gasoduto foi submetida a um "arranque preliminar" antes do início de toda a obra, segundo a mesma fonte.

A Rússia anunciou no início de setembro a conclusão deste projeto de 10 bilhões de euros que, dizem os críticos - tanto na Europa quanto nos Estados Unidos - aumentará a dependência europeia de Moscou.

O porta-voz da diplomacia americana, Ned Price, declarou nesta segunda-feira que Washington "continua se opondo ao oleoduto" e denunciou um "projeto geopolítico da Rússia".

O projeto durante anos opôs Washington a Berlim, o principal beneficiário, mas também pôs os europeus uns contra os outros, assim como a Rússia, que insiste em que se trata de um projeto puramente comercial, com a Ucrânia.

O gasoduto vai dobrar o fornecimento de gás russo à Alemanha, contornando a Ucrânia, que até agora havia sido um país de trânsito.

Sua construção foi concluída em um momento em que os preços do gás na Europa estão disparando, devido às baixas reservas antes do inverno.

Operado pela gigante russa Gazprom, o projeto foi co-financiado por cinco grupos europeus de energia (OMV, Engie, Wintershall Dea, Uniper e Shell).

O Nord Stream 2, com capacidade de 55.000 milhões de m3 de gás, segue a mesma rota do seu gêmeo, o Nord Stream 1, em operação desde 2012.

OMV AG

Engie

GAZPROM

ROYAL DUTCH SHELL PLC


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade