(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RIADE

Arábia Saudita confirma negociações com o Irã em setembro


03/10/2021 16:51

O chefe da diplomacia saudita, Faisal bin Farhan, confirmou neste domingo (3) que em setembro ocorreram negociações entre o Irã e a Arábia Saudita, o que abriu as portas para uma reaproximação entre essas duas potências regionais rivais.

Promovidas pelo ex-presidente iraniano, o moderado Hasan Rohani, e tornadas públicas pela primeira vez em abril de 2021, essas negociações continuaram após a chegada à presidência iraniana do ultraconservador Ebrahim Raisi.

O Irã, cuja maioria da população é xiita, e o reino sunita da Arábia Saudita romperam suas relações diplomáticas em janeiro de 2016, acusando-se mutuamente de desestabilizar o Oriente Médio.

"O quarto ciclo de negociações ocorreu em 21 de setembro", disse o príncipe Faisal durante uma coletiva de imprensa em Riad com o líder da diplomacia da União Europeia, o espanhol Josep Borrell.

"Essas negociações representaram uma fase exploratória e esperamos que permitam estabelecer as bases para a resolução de questões suspensas entre os dois países", acrescentou.

O chefe da diplomacia saudita não especificou o local nem os líderes que participaram das negociações. Fontes iraquianas haviam indicado no final de setembro que dirigentes do Irã e da Arábia Saudita haviam se reunido em Bagdá.

As autoridades iranianas reconheceram "avanços sérios em relação à segurança no Golfo" após esses contatos com líderes sauditas.

O Irã e a Arábia Saudita disputam a hegemonia do Oriente Médio e estão envolvidos na guerra do Iêmen.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)