(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRÍPOLI

Cerca de 70 migrantes estão desaparecidos há quatro dias no Mediterrâneo oriental


02/10/2021 17:52

Setenta migrantes que estavam em um barco que deixou o oeste da Líbia há quatro dias com a intenção de chegar à Europa estão desaparecidos, informou a ONG Alarm Phone neste sábado (2).

Paralelamente, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) disse que 89 migrantes foram levados de volta à terra neste sábado, para Trípoli, de barco.

O Alto Comissariado também relatou dois migrantes mortos e 40 desaparecidos. Todos haviam iniciado uma "viagem perigosa" pelo mar em duas embarcações, segundo o ACNUR.

Não foi possível determinar se as duas organizações se referiam ao mesmo grupo de migrantes ou a dois grupos diferentes.

"Como podem 70 pessoas desaparecem no mar, a poucos quilômetros da terra firme? Por que as autoridades de Malta e da Itália se recusam primeiro a socorrê-los e depois a dar informações sobre seu destino?", questionou a Alarm Phone, que mantém uma linha telefônica de emergência para migrantes que se lançam ao mar.

A Líbia é um importante ponto de passagem para milhares de migrantes que procuram todos os anos chegar à Europa por meio da Itália, que fica a 300 km da costa líbia.

De acordo com um balanço realizado no início de setembro pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), pelo menos 1.369 pessoas morreram no Mediterrâneo desde o início do ano tentando ir para a Europa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)