(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas JARINJE

Sérvios de Kosovo retiram barricadas na fronteira após o fim das tensões


02/10/2021 16:23

Manifestantes sérvios de Kosovo retiraram no sábado (2) os veículos que impediam o acesso às estradas que levam à fronteira com a Sérvia, poucos dias depois que Belgrado e Pristina chegaram a um acordo para acalmar as tensões.

De acordo com um correspondente da AFP, a remoção dessas barricadas e tendas ocorreu sem incidentes.

A região da fronteira entre a Sérvia e Kosovo foi o cenário nesta semana das piores tensões em uma década, após a decisão de Pristina de impedir o acesso ao seu território de veículos com placas sérvias, uma decisão que imitou as restrições de Belgrado aos carros Kosovar.

Kosovo enviou unidades especiais de polícia para monitorar esta medida, incomodando ainda mais as autoridades sérvias, que responderam enviando tanques e combatentes para perto da fronteira.

Mas os dois países chegaram a um acordo na quinta-feira em Bruxelas para acabar com as tensões.

Conforme acordado, as autoridades kosovares deveriam retirar as unidades especiais da polícia no sábado e os sérvios desmantelariam suas barricadas.

"É bom que tudo acabou. Mostramos a Pristina que as forças especiais não têm nada a fazer aqui", disse um sérvio de 33 anos que se autodenominava Slavo.

Soldados do Kfor (forças da Otan encarregadas da segurança no Kosovo) foram deslocados para a fronteira, com o objetivo de garantir "uma situação de segurança e liberdade de circulação" durante duas semanas, conforme previsto no acordo.

O Kosovo e a Sérvia, que nunca reconheceu a independência desta antiga província, cuja maioria da população é de etnia albanesa, têm relações complicadas.

Kosovo, que declarou sua independência em 2008, é reconhecido por uma centena de países, mas não por Belgrado, que conta com o apoio de Moscou e Pequim.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)