Jornal Estado de Minas

TEGUCIGALPA

Incêndio fora de controle atinge dezenas de casas no Caribe hondurenho

Centenas de pessoas, algumas com queimaduras, foram retiradas da paradisíaca ilha hondurenha de Guanaja durante um grande incêndio que avançava neste sábado (2), destruindo dezenas de casas sem que os bombeiros e moradores pudessem controlar as chamas, informaram as autoridades.



"O fogo continua avançando e já afetou metade da comunidade, não podemos parar, é incontrolável", declarou Mireya Guillén, vice-prefeita da ilha, localizada no Caribe, 300 quilômetros ao nordeste de Tegucigalpa.

Uma gigantesca nuvem de fumaça era observada de longe, assim como as chamas que devastaram dezenas de casas e estabelecimentos comerciais, enquanto moradores, com a ajuda de policiais, retiravam camas, móveis e os poucos pertences antes que o fogo os atingisse, segundo vídeos publicados nas redes sociais.,

O incêndio começou durante a madrugada por motivos ainda indeterminados, em residências à beira-mar e rapidamente se espalhou para outras casas e estabelecimentos comerciais, segundo os bombeiros.

Nas primeiras horas da manhã, o incêndio havia consumido 30 casas e estabelecimentos comerciais.

Guanaja, de 19 km2, cujos 6.000 habitantes vivem principalmente do turismo, é um dos três maiores territórios das turísticas Ilhas da Bahia. Os outros são Roatan e Utila.

audima