(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BOGOTÁ

Ex-senador é condenado na Colômbia por promover grupos paramilitares


01/10/2021 19:09 - atualizado 01/10/2021 19:15

O ex-senador e ex-governador colombiano Luis Alfredo Ramos foi condenado a quase oito anos de prisão por promover grupos paramilitares e se relacionar com suas lideranças, informou nesta sexta-feira (1º) a Suprema Corte de Justiça da Colômbia.

O alto tribunal, que o investigava desde 2013, impôs a Ramos a pena de sete anos e 11 meses de prisão por considerá-lo "responsável do crime de formação de quadrilha com a finalidade de promover grupos armados ilegais", segundo um comunicado enviado à imprensa.

A Suprema Corte estabeleceu que o político se aliou, entre 2001 e 2007, com integrantes do alto comando dos paramilitares, de quem se beneficiou para promover sua carreira política.

Ramos firmou acordos "com comandantes de grupos de autodefesa para receber apoio econômico e em forma de votos" durante suas campanhas ao Senado e ao governo do departamento de Antioquia, no noroeste do país, informou a Suprema Corte.

A Corte detalhou que Ramos "seguirá gozando de sua liberdade até que o recurso" seja julgado.

Luis Alfredo Ramos tem 73 anos e é um dos políticos mais importantes da direita colombiana. Entre 2002 e 2006, ocupou uma cadeira no Senado e chegou a presidir a casa legislativa.

Ramos também é conhecido por ser muito próximo do ex-presidente Álvaro Uribe, e foi pré-candidato presidencial por seu partido, o Centro Democrático, para as eleições de 2010.

Foi governador de Antioquia, tradicional reduto de Uribe, entre 2008 e 2011, e prefeito de Medellín, sua capital, entre 1992 e 1994. Também foi embaixador da Colômbia na Organização dos Estados Americanos (OEA).

Em uma mensagem compartilhada no Twitter, Ramos alegou sua inocência e afirmou que era "vítima de falso testemunho". O político também anunciou que recorrerá da condenação.

"Minha carreira pública e minha vida profissional de 40 anos, à serviço do país, não serão manchadas por essa decisão arbitrária", escreveu.

Os grupos paramilitares surgiram na Colômbia em meados da década de 1990 para combater as guerrilhas de esquerda, como a antiga FARC e ELN, e são acusados de cometer milhares de crimes.

Dezenas de políticos, a maioria ex-congressistas, foram condenados no país por terem vínculos com esses grupos paramilitares, em um escândalo conhecido como "parapolítica".

A maior parte desses grupos se desmobilizou entre 2003 e 2006, durante um processo de paz impulsionado por Uribe. No entanto, muitas das organizações criminosas que atualmente se dedicam ao tráfico de drogas no país são suas herdeiras.

Twitter


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)