(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VARSÓVIA

Polônia prorroga medidas de emergência em sua fronteira com Belarus


30/09/2021 21:24

O Parlamento polonês aprovou na noite desta quinta para sexta-feira (1º) a prorrogação por 60 dias do estado de emergência declarado no início do mês na fronteira com a Belarus devido ao forte fluxo de migrantes.

Com 237 votos a favor de conservadores e nacionalistas, 179 contra e 31 abstenções, o Parlamento aprovou o pedido de prorrogação dessas medidas feito pelo governo e ratificado pelo presidente Andrzej Duda.

A Polônia acusa a Rússia e a Belarus de promoverem essa onda de migração clandestina em sua fronteira oriental, enquanto a União Europeia vê uma retaliação às sanções impostas ao regime de Minsk por sua repressão à oposição.

É a primeira vez desde a queda do comunismo que a Polónia aplica tais medidas, que proíbem o acesso à zona fronteiriça a não residentes, incluindo jornalistas.

O ministro do Interior polonês, Mariusz Kaminski, recomendou a extensão, garantindo que muitos migrantes tinham ligações com "grupos radicais ou criminosos".

Segundo ele, 11,5 mil pessoas tentaram cruzar a fronteira desde o início do ano e 1,5 mil foram detidas no país.

Organizações não governamentais polonesas alertam contra uma crise humanitária na fronteira oriental da UE, onde seis pessoas morreram de frio, fome ou exaustão.

Na segunda-feira, a imprensa polonesa independente divulgou imagens de mulheres e crianças devolvidas à fronteira por agentes poloneses em meio a um clima frio e chuvoso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)