(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GUAYAQUIL

Número de mortos em motim carcerário no Equador sobe para 'mais de 100'


29/09/2021 20:03 - atualizado 29/09/2021 20:04

Um motim registrado na terça-feira em um presídio no Equador, cujo sistema penitenciário está em crise pela superlotação e a violência, deixou "mais de 100" detentos mortos e 52 feridos, informou nesta quarta (29) o órgão governamental encarregado das prisões (SNAI).

"O @SNAI_Ec informa que até o momento confirmam-se mais de 100 #PPL (pessoas privadas de liberdade) falecidas e 52 feridos, durante os incidentes registrados nesta terça-feira" na prisão Guayas 1, da cidade portuária de Guayaquil (sudoeste), informou a entidade pelo Twitter.

O SNAI acrescentou que a polícia e o Ministério Público "continuam levantado informação" na prisão.

A rebelião de terça-feira já se transformou na mais mortífera do país neste ano. Em fevereiro, quatro rebeliões simultâneas em diferentes presídios de três cidades equatorianas tiveram como saldo a morte de 79 detentos, entre eles vários decapitados. Em julho, outros dois motins deixaram dezenas de mortos.

Diante dessa situação, o presidente Guillermo Lasso anunciou no Twitter que estava decretando o estado de exceção em todo o sistema carcerário nacional.

O chefe de Estado assinalou que liderará em Guayaquil um comitê de segurança para controlar a "emergência, garantindo [o respeito a] os direitos humanos de todos os envolvidos".

O estado de exceção permite ao Poder Executivo suspender direitos e usar a força pública para restabelecer a normalidade.

As rebeliões agravaram a crise penitenciária no Equador, causada pelos confrontos entre organizações criminosas vinculadas aos cartéis mexicanos de Sinaloa e Jalisco Nova Geração.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)