(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas OTTAWA

Maioria dos mineiros presa em mina no Canadá foi resgatada


28/09/2021 13:21

A imensa maioria dos 39 trabalhadores que ficaram dois dias enterrados em uma mina da brasileira Vale no leste do Canadá foi resgatada - informaram as autoridades locais, acrescentando que o restante deve chegar à superfície nesta terça-feira (28).

Os mineiros ficaram presos na tarde de domingo (26), depois que um acidente danificou seu sistema de transporte, bloqueando o acesso à saída principal.

Ninguém ficou ferido.

O chefe de resgate de minas de Ontário, Shawn Rideout, disse à rede pública CBC que voluntários e socorristas estão trabalhando desde ontem de manhã nesta operação e que 33 dos mineiros foram libertados.

"Ainda faltam seis (mineiros) para sair, e esperamos que, no meio da tarde, tenhamos todos na superfície, sãos e salvos e de volta às suas famílias", completou.

Rideout explicou que o resgate é "um processo lento", feito com cordas e escadas que ajudam os mineiros a subir por uma saída secundária.

"É uma profundidade considerável: 3.000 pés (cerca de 1.000 metros) é um longo caminho. É por isso que está demorando tanto", explicou.

"Eles estão no subsolo há quase 48 horas. Com aqueles que não forem fisicamente capazes de subir, vamos usar cordas para içá-los, nível por nível", acrescentou.

Em nota, a Vale, proprietária da jazida, disse que um balde pesado se soltou e colidiu com o sistema de transporte no domingo, tornando-o inutilizável.

Seu chefe de mineração em Ontário, Gord Gilpin, disse que a empresa está "aliviada e satisfeita em ver (os mineiros) voltando para a superfície sãos e salvos".

"Não há dúvida de que esta foi e continua sendo uma experiência exaustiva. Parabenizo vocês por sua paciência e determinação", afirmou ele, agradecendo aos socorristas.

Todas as operações da mina de Totten, em Sudbury, Ontário, foram paralisadas desde domingo. A Vale afirma que fará uma avaliação antes de retomar a produção.

Esta mina emprega 200 pessoas. Ela havia sido fechada em 1972, mas foi reaberta pela Vale, em 2014. Nos primeiros seis meses de 2021, cerca de 3.600 toneladas de níquel refinado foram extraídas dela.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)