(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BOGOTÁ

Morre um dos líderes da guerrilha ELN após bombardeio militar na Colômbia


28/09/2021 11:05

Um dos comandantes do Exército de Libertação Nacional (ELN), último grupo guerrilheiro ainda ativo na Colômbia, morreu em decorrência de ferimentos de um bombardeio militar realizado há duas semanas, informou o ministro da Defesa nesta terça-feira (28).

Ogli Ángel Padilla Romero, vulgo "Fabián", havia sido alvo de um bombardeio em 18 de setembro que deixou sete mortos e vários feridos no departamento de Chocó (noroeste).

O líder foi encontrado ferido na selva perto do local do ataque e morreu em um hospital, explicou o ministro da Defesa, Diego Molano.

"Ele foi encontrado ferido, coberto de arbustos e vegetação ontem (segunda-feira). Ele estava muito perto do local onde ocorreu a operação aérea", disse Molano.

Faleceu enquanto recebia atendimento médico na cidade de Cali (sudoeste).

As autoridades suspeitavam que o comandante estava no acampamento atacado, após encontrar seus pertences em meio aos corpos de outros sete guerrilheiros mortos.

El Chocó é um dos redutos da guerrilha guevarista, a última ativa na Colômbia depois do acordo de paz de 2016 que desarmou as FARC.

'Fabián' comandava a chamada Frente de Guerra Ocidental, a segunda com maior expansão depois do pacto histórico.

"Era um criminoso da maior periculosidade, foi autor de muitos assassinatos, sequestros (...), líder de narcotráfico" e culpado do deslocamento de "milhares de pessoas", acrescentou o ministro.

Também organizou ataques às forças de segurança e atos de vandalismo durante os massivos protestos antigovernamentais que abalaram o país entre abril e junho deste ano, deixando dezenas de mortos, segundo a polícia.

Nas últimas semanas, o governo atribuiu ao ELN vários ataques contra as forças de segurança.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)