(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

EUA deve contribuir para reformar OMC, diz comissário europeu


27/09/2021 12:56

Os Estados Unidos devem trabalhar junto com a União Europeia (UE) para reformar a Organização Mundial do Comércio (OMC), em vez de deixá-la enfraquecer - afirmou o comissário europeu do Comércio, Valdis Dombrovskis, nesta segunda-feira (27).

"Precisamos de reformas, não de minar" a OMC, disse Valdis Dombrovskis em um discurso na Universidade Johns Hopkins.

Em Washington, D.C., Dombrovskis se reunirá funcionários de alto escalão do governo Joe Biden e de instituições multilaterais. A lista de encontros inclui a secretária do Tesouro, Janet Yellen; o presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano), Jerome Powell; a diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva; e a representante comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês), Katherine Tai.

"Menosprezar a OMC (..._ seria perder uma das ferramentas mais importantes de que dispomos para manter e fazer avançar o sistema comercial aberto e equitativo que tanto nos ajudou", refletiu Dombrovskis.

Ele destacou que a UE compartilha as preocupações dos Estados Unidos sobre o funcionamento da OMC e sobre a necessidade urgente de combater práticas desleais de comércio. Referiu-se, entre elas, aos subsídios industriais em massa, às transferências forçadas de tecnologia e à forte participação dos Estados na economia.

A UE está pronta para trabalhar com os Estados Unidos para chegar a acordos sobre subsídios para pesca, saúde e agricultura, observou o funcionário europeu.

"Acredito que, com um compromisso forte e com uma liderança comum, podemos realmente energizar a OMC", completou Dombrovskis.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)