(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas JARINJE

Tensão aumenta entre Kosovo e Sérvia após mobilização de veículos blindados sérvios


27/09/2021 12:12

A tensão entre Kosovo e Sérvia se acentuou nesta segunda-feira (27) depois que Belgrado decidiu enviar quatro veículos blindados para perto da fronteira com sua antiga província, observou um correspondente da AFP.

No domingo, o governo sérvio decidiu aumentar o nível de alerta de seu exército na área de fronteira. Aviões caça sérvios sobrevoaram várias vezes a área fronteiriça no sábado e domingo, informou um correspondente da AFP no local.

A televisão estatal (RTS) divulgou, nesta segunda-feira, imagens dos veículos blindados e de soldados do exército sérvio equipados com armas automáticas, destacando que estavam a 2 km da fronteira com Kosovo.

Em Pristina, o primeiro-ministro albanês Edi Rama, que está visitando Kosovo, disse que os movimentos de Belgrado eram "manobras militares teatrais" e se declarou convencido de que "o diálogo é a única solução".

A Sérvia acusa Kosovo (1,8 milhão de habitantes) de "provocações" após a recente mobilização de suas forças especiais perto de dois postos de fronteira no norte de Kosovo, Jarinje e Brnjak. Os sérvios são maioria no norte e rejeitam a autoridade do governo de Kosovo.

Belgrado permanece sem reconhecer a independência de sua antiga província, proclamada em 2008, e considera as passagens de fronteira entre Sérvia e Kosovo apenas "passagens administrativas".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)