(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Pelosi afirma que projeto de infraestrutura será aprovado nos EUA


26/09/2021 16:13

A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, disse neste domingo (26) que confia na aprovação esta semana do plano de gastos em infraestrutura, mas admitiu que a votação programada para amanhã poderá ser adiada por diferenças em seu partido.

Os legisladores americanos terão uma semana cheia, com a votação de três projetos de lei cruciais para o presidente Joe Biden: um plano de investimentos em infraestrutura de US$ 1,2 trilhão, reformas sociais por US$ 3,5 trilhões, e uma lei de orçamento para evitar o "shutdown", a paralisação dos serviços federais.

Com o apoio de democratas e republicanos, o primeiro componente sobre infraestrutura foi aprovado no Senado em agosto, e Pelosi tinha prometido colocá-lo em votação na Câmara "antes de 27 de setembro".

Ao ser questionada neste domingo sobre o projeto pela emissora ABC, Pelosi garantiu que o mesmo seria aprovado "esta semana".

Contudo, ainda não há consenso no Partido Democrata. A ala mais à esquerda quer primeiro votar o projeto maior, de reformas sociais, por temor de que os "moderados" se neguem a apoiá-lo após a adoção do projeto de infraestrutura.

Já os republicanos se opõem ferozmente ao projeto de reformas sociais, tachando-o de "irresponsável".

Contudo, se essa reforma não for aprovada até 1º de outubro, o primeiro dia do ano fiscal, o governo federal ficará sem orçamento e terá que ser paralisado de forma repentina.

Para terem mais tempo para negociar, os democratas da Câmara aprovaram um projeto de lei que prevê estender o orçamento atual até 3 de dezembro.

No entanto, o mesmo deverá passar também pelo Senado, com uma maioria de 60 votos, o que obrigará os democratas a conseguirem apoio de alguns republicanos, que já advertiram que votarão contra o projeto.

"Isso é mais que irresponsável", comentou Pelosi sobre a atitude da oposição.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)