(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CALCUTÁ

Ciclone Gulab deixa dois mortos e dezenas de milhares de evacuados na Índia


26/09/2021 16:32 - atualizado 26/09/2021 16:37

Dois pescadores morreram e dezenas de milhares de pessoas foram evacuadas devido à chegada do ciclone Gulab à costa leste da Índia, afetada neste domingo (26) por fortes ventos e intensas chuvas, informaram as autoridades.

O ciclone tocou o solo entre os estados costeiros de Odisha e Andhra Pradesh pouco após as 18h locais (após as 09h em Brasília), com rajadas de ventos de até 95 segundo o departamento meteorológico indiano.

Os dois pescadores morreram quando seu barco, que viajava entre Odisha e Andhra Pradesh, virou, informou a imprensa local.

Outros três pescadores conseguiram nadar até a praia e uma sexta pessoa que estava na embarcação foi reportada como desaparecida, segundo o jornal Indian Express.

A tempestade, que se formou no Golfo de Bengala, foi acompanhada de "chuvas extremamente fortes", segundo o departamento meteorológico, que alertou para um "risco de inundações repentinas em algumas zonas".

No entanto, a intensidade do Gulab deveria diminuir "nas próximas horas", acrescentou.

Segundo moradores, árvores foram arrancadas em Andhra Pradesh, onde cerca de 110 mil famílias foram levadas para refúgios públicos temporários.

As autoridades dos dois estados ameaçados pediram aos moradores que vivem perto da costa que busquem refúgio e enviaram centenas de socorristas à região.

"Já evacuamos mais de 20 mil pessoas para escolas e edifícios governamentais que foram convertidos em abrigos anticiclone", declarou à AFP um funcionário do alto escalão, Bankim Hazra.

A cada ano, surgem cada vez mais ciclones no Oceano Índico, um fato que os cientistas atribuem às mudanças climáticas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)