(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALGHERO

Ex-presidente catalão Puigdemont informa que voltará à Bélgica na segunda


25/09/2021 15:49

O líder separatista e ex-presidente catalão Carles Puigdemont anunciou neste sábado (25) que voltará na segunda-feira para a Bélgica, após passar uma noite em uma prisão na Itália antes de ser liberado, devido a um pedido de extradição espanhol.

"Tenho previsto voltar a Bruxelas na segunda-feira porque tem reunião da comissão de comércio exterior, da qual sou membro", disse Puigdemont, que é eurodeputado, na cidade de Alguer, na ilha italiana da Sardenha (oeste), onde foi detido na noite de quinta-feira.

No dia seguinte, ele foi libertado por um juiz sem medidas cautelares, que o convocou para uma audiência em 4 de outubro sobre o pedido de extradição, à qual, afirmou, assistirá presencialmente.

"Em 4 de outubro fui intimado à corte de Sassari. Efetivamente, vou comparecer, porque todas as vezes que fui convocado pela justiça, compareci", explicou este ex-jornalista de 58 anos, que deixou a Espanha após a frustrada declaração de independência catalã, em 2017.

A justiça espanhola o reivindica pelos crimes de sedição e malversação de recursos em relação ao processo separatista.

Puigdemont disse também que não vai deixar de viajar pelo ocorrido na Itália e pelas detenções prévias na Alemanha e na Bélgica. "Vou continuar viajando pela Europa", declarou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)