(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVA YORK

Abbas dá a Israel prazo de um ano para deixar o território palestino


24/09/2021 19:16

O líder palestino, Mahmud Abbas, deu a Israel nesta sexta-feira o prazo de um ano para se retirar do território ocupado, e alertou que, caso isso não aconteça, deixaria de reconhecer o Estado judeu baseado nas fronteiras anteriores a 1967.

Em discurso por vídeo na Assembleia Geral das Nações Unidas, Abbas pediu ao secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, que "convoque uma conferência de paz internacional", e fez um ultimato: "Devemos declarar que Israel, a potência ocupante, tem um ano para se retirar do território palestino que ocupou em 1967, incluindo Jerusalém Oriental".

Abbas acrescentou que os palestinos estão prontos "para trabalhar durante todo o ano" com o objetivo de resolver o status definitivo dos estados de Israel e da Palestina "de acordo com as resoluções das Nações Unidas". "Mas se isso não for alcançado, por que manter o reconhecimento de Israel com base nas fronteiras de 1967?", questionou.

Abbas ressaltou que os palestinos também recorreriam à Corte Internacional de Justiça "devido ao problema da legalidade da ocupação da terra do Estado palestino".

Israel rejeitou de imediato as demandas do líder palestino. "Abbas voltou a mostrar que já não é relevante", comentou o embaixador israelense na ONU, Gilad Erdan. "Aqueles que realmente apoiam a paz e as negociações não fazem ameaças com ultimatos delirantes na plataforma da ONU."

O processo de paz no Oriente Médio para alcançar uma solução de dois Estados está paralisado há anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)