(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LONDRES

Dezenas de ambientalistas que bloquearam o acesso ao porto inglês de Dover são presos


24/09/2021 13:32

A polícia britânica deteve 39 pessoas nesta sexta-feira (24), depois que ativistas ambientais bloquearam o acesso ao porto britânico de Dover, causando grande perturbação neste importante acesso ao comércio marítimo com a União Europeia.

Os ativistas pertencem ao grupo Insulate Britain, que já havia realizado bloqueios nos subúrbios de Londres recentemente e que clama por uma melhoria no isolamento das casas no Reino Unido para lutar contra as mudanças climáticas.

A polícia em Kent (sudoeste da Inglaterra) informou que 39 pessoas foram detidas, suspeitas de causar danos públicos e obstruir uma rodovia.

Cerca de 40 manifestantes bloquearam a autoestrada A20 perto do principal porto britânico no Canal da Mancha, que se estende entre as costas da Inglaterra e da França.

Ao meio do dia, as autoridades portuárias indicaram no Twitter que o tráfego de entrada e saída estava sendo retomado "lentamente".

"Lamentamos a interrupção. Mas esta parece ser a única maneira de manter a questão do isolamento na ordem do dia e chamar a atenção para o fato de que moradias mal isoladas levam a problemas de saúde, miséria e morte prematura para milhares de pessoas", observou Insulate Britain em um comunicado reivindicando o ato.

A ação acontece em um momento de turbulência no Reino Unido, com problemas de abastecimento de combustível e nos supermercados por falta de caminhoneiros.

Desde meados de setembro, a Insulate Britain bloqueou cinco vezes a rodovia M25, nos arredores de Londres e a mais movimentada do país.

Seus manifestantes agora enfrentam o risco de penas de até dois anos de prisão, de acordo com uma liminar anunciada pelo governo na quarta-feira.

Mesmo assim, o grupo afirmou que manterá suas ações até que o governo se comprometa a isolar todas as habitações de interesse social até 2025.

Essas ações, que se somam a uma série de manifestações do grupo ambientalista Extinction Rebellion, acontecem semanas antes da Conferência do Clima COP26, no início de novembro na Escócia, na qual estarão destacadas importantes forças policiais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)