(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NAÇÕES UNIDAS

Um "show" do Talibã na ONU não serviria para nada, afirma ministro alemão


22/09/2021 11:51

A Alemanha expressou oposição ao pedido do Talibã de discursar na ONU, ao afirmar que um "show" dos novos governantes do Afeganistão não serviria para nada.

"Agendar um show nas Nações Unidas não serviria para nada", disse o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas.

"O importante são as ações concretas e não apenas palavras, inclusive sobre direitos humanos e, em particular, os direitos das mulheres e sobre um governo inclusivo e o distanciamento de grupos terroristas", completou.

Mass disse que é importante estabelecer uma comunicação com o Talibã, mas que "a Assembleia Geral das Nações Unidas não é o local apropriado para isto".

O governo designado pelo Talibã após sua chegada ao poder em agosto em Cabul solicitou formalmente à ONU o direito de discursar em nome do Emirado Islâmico do Afeganistão, o novo nome do país, na Assembleia Geral que terminará na próxima segunda-feira.

Mas o embaixador do governo deposto, ainda credenciado na organização multilateral, também deseja representar seu país. É pouco provável que a ONU acabe com a disputa antes do fim dos debates e permita que os talibãs tomem a palavra, segundo várias fontes.

A maioria dos países não reconheceu o governo Talibã.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)