(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CARTUM

Ordem foi restabelecida após golpe frustrado, diz governo sudanês


21/09/2021 07:32

O governo sudanês anunciou que a ordem foi restabelecida no país, após uma tentativa de golpe de Estado del, pela qual responsabilizou partidários do presidente deposto Omar al-Bashir.

"Estabelecemos a ordem, depois da tentativa de golpe realizada por oficiais nesta terça-feira", disse o ministro da Informação, Hamza Balul.

De acordo com o ministro, as autoridades competentes "prenderam os promotores do golpe fracassado". Entre eles, "há militares e civis pertencentes ao extinto governo" de Bashir.

Mais cedo, uma fonte do governo havia informado à AFP que os envolvidos tentaram assumir o controle do prédio da imprensa oficial, mas "fracassaram".

Uma fonte militar relatou que vários oficiais "estavam envolvidos no atentado, mas foram imediatamente suspensos".

O trânsito parecia normal no centro de Cartum, inclusive ao redor do quartel-general do Exército, onde meses de grandes protestos provocaram a queda de Omar al-Bashir em 2019.

As forças de segurança do país fecharam a principal ponte que atravessa o rio Nilo e liga Cartum à cidade de Omdurman.

No momento, o Sudão se encontra sob o comando de um governo de transição, formado por representantes civis e militares. Esta nova administração foi instalada após a queda de Bashir em abril de 2019 e deve supervisionar o retorno a um Executivo civil.

As profundas divisões políticas e os grandes problemas econômicos dificultam uma já frágil transição.

Nos últimos meses, o governo adotou uma série de reformas econômicas para obter um alívio da dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

As medidas foram consideradas muito severas por parte da população. Entre elas, estão o corte de subsídios e uma flutuação controlada da libra sudanesa.

Protestos esporádicos acontecem contra as reformas e contra o aumento do custo de vida.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)