(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DEL RIO

EUA investiga 'maus-tratos' de agentes montados contra migrantes


20/09/2021 23:33 - atualizado 20/09/2021 23:37

Imagens de guardas montados na fronteira perseguindo migrantes haitianos perto de Del Rio, no Texas, causaram espanto nesta segunda-feira (20) nos Estados Unidos, cujo governo anunciou a abertura de uma investigação sobre o caso.

Uma foto do fotógrafo Paul Ratje, da AFP, mostra um agente montado segurando um homem pela camisa. Em outra, é possível ver outro policial mostrando as rédeas de seu cavalo de maneira ameaçadora contra um grupo de pessoas.

Essas imagens de "maus-tratos a migrantes haitianos na fronteira são horríveis e muito preocupantes", declarou em comunicado o democrata Bennie Thompson, presidente do comitê de Segurança Nacional da Câmara de Representantes.

"É horrível", disse à imprensa a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki. "Não sei de todo o contexto, mas não consigo imaginar em que contexto isso seria apropriado".

Patrulhas de policiais a cavalo foram enviadas no domingo perto do Rio Grande, onde milhares de migrantes, a maioria haitianos, acamparam na esperança de poder entrar nos Estados Unidos, informou aos repórteres Raúl Ortiz, chefe da patrulha de fronteira.

"Pedi a eles que descobrissem se as pessoas estavam em perigo e reunissem informações sobre os contrabandistas", acrescentou. "Controlar um cavalo em um rio é difícil."

Alguns agentes aparentemente usaram suas longas rédeas para desencorajar os migrantes de cruzar o Rio Grande na fronteira do Texas com o México, disse o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, nesta segunda-feira.

- Situação tensa -

Os incidentes ocorreram quando migrantes se lavavam no Rio Grande ou cruzavam para o México em busca de comida para levar para suas famílias, acampadas em solo americano, contextualizou o fotógrafo Paul Ratje.

De repente, cinco ou seis agentes a cavalo chegaram e exigiram que as pessoas voltassem para o México.

"A situação ficou tensa e os migrantes começaram a correr em volta deles (...) Muitos começaram a correr para tentar escapar dos cavaleiros e um dos policiais fotografados agarrou um pela camisa e o virou enquanto o cavalo trotava em círculos", continuou Ratje sobre uma das fotos. "Não acho que ele se machucou", acrescentou.

A tensão então diminuiu e os guardas fronteiriços permitiram que os migrantes se juntassem ao acampamento.

- Sob investigação -

"Vamos investigar os fatos para verificar a situação e assim entendê-la", declarou Mayorkas aos repórteres.

Falando de Del Rio, Mayorkas afirmou que os migrantes haitianos estavam recebendo informações falsas sobre como se estabelecer nos Estados Unidos.

Disse também que o governo americano aumentará os voos de repatriação para haitianos e que as autoridades dos Estados Unidos consideram seguro devolvê-los a seu país.

Os haitianos, segundo Mayorkas, foram erroneamente informados de que podem permanecer nos Estados Unidos como refugiados sob o "Status de Proteção Temporária" (TPS) devido à turbulência política no Haiti e ao recente terremoto que devastou o país.

Mayorkas disse temer que os haitianos "estejam recebendo informações falsas de que a fronteira está aberta ou que o status de proteção temporária está disponível".

"Reiteramos que nossas fronteiras não estão abertas e que as pessoas não devem empreender essa jornada perigosa. Se você entrar ilegalmente nos Estados Unidos, será deportado", resumiu.

O TPS esteve disponível por anos para os haitianos que ficaram nos Estados Unidos após o grande terremoto de 2010. Após o agravamento da crise política com o assassinato do presidente Jovenel Moise, em julho, o TPS foi estendido a todos os haitianos que estiveram nos Estados Unidos em ou antes de 29 de julho.

"Ninguém que tenha chegado na semana passada será elegível para obter o TPS", insistiu Mayorkas, considerando razoável devolver essas pessoas ao seu país.

""Fizemos uma avaliação com base nas condições do país.O Haiti pode receber pessoas com segurança", concluiu Mayorkas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)