(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MOSCOU

Partido do Kremlin lidera legislativas na Rússia


19/09/2021 20:07 - atualizado 19/09/2021 20:13

O partido governante, Rússia Unida, liderava neste domingo as eleições legislativas russas, de acordo com os resultados parciais da votação, que praticamente excluiu a oposição contra o Kremlin.

O partido do presidente Vladimir Putin obtinha 43,39% dos votos, segundo os resultados divulgados pela Comissão Eleitoral, uma vez apurados 21% das seções eleitorais. Eles são seguidos pelos comunistas do KPRF (21%).

"Felicito-lhes por essa vitória limpa e honesta", declarou o secretário-geral do Rússia Unida, Andrei Turtchak, diante de apoiadores do partido, que comemoravam o resultado. Já o prefeito de Moscou, Sergey Sobyanin, festejou as eleições "determinantes para o futuro do país".

Nas eleições legislativas anteriores, em 2016, o Rússia Unida prevaleceu com 52,4% dos votos e os comunistas ficaram em segundo lugar, com 13,3%.

Autoridades impediram vários candidatos da oposição de disputar as eleições deste ano. Apoiadores do opositor preso Alexei Navalny pediram "um voto inteligente" e a aposta nos candidatos mais bem colocados para impedir a eleição de representantes do partido de Putin.

As eleições acontecem após três meses de repressão dura contra a oposição, iniciada com a prisão de Navalny em janeiro. Mais de 100 milhões de russos foram convocados a votar.

Além de tirar a oposição da disputa, as eleições foram marcadas por acusações de censura e fraude. A ONG Golos, especializada em observação de eleições, havia recebido hoje mais de 4.600 denúncias de possíveis irregularidades eleitorais, e foi chamada por autoridades de "agente estrangeiro".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)