Publicidade

Estado de Minas BARCELONA

Governo espanhol e separatistas catalãs retomam negociações em Barcelona


15/09/2021 06:30

Após uma pausa devido à pandemia, o governo espanhol retoma nesta quarta-feira (15) as negociações com os separatistas catalães para buscar uma saída para a crise que levou à tentativa fracassada de independência nesta rica região há quatro anos, com o secessionismo agora muito dividido.

O encontro, desta vez em Barcelona, será o segundo desta mesa de diálogo que conseguiu realizar apenas uma primeira reunião em 26 de fevereiro de 2020 antes da emergência sanitária.

Como já aconteceu, o presidente do governo espanhol, o socialista Pedro Sánchez, irá à reunião, após dias de dúvidas sobre sua presença.

"Sempre defendi o diálogo entre os catalães, a necessidade de abrir um novo tempo, de nos reencontrarmos, de voltar a esse ponto em que deixamos de nos ouvir", declarou em entrevista à televisão pública na segunda-feira (13).

As expectativas de sucesso são, no entanto, baixas.

O governo espanhol não contempla aceitar as duas grandes reivindicações dos separatistas: a celebração de um referendo de autodeterminação, que exigiria modificar a Constituição, nem uma anistia para os indiciados por participarem do desafio secessionista de 2017.

E, apesar dos seus confrontos internos, os separatistas também não planejam abrir mão de suas demandas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade