Jornal Estado de Minas

MÉXICO

Cidade do México reduz nível de alerta sanitário por covid-19

A Cidade do México reduzirá, a partir de segunda-feira (6), o alerta sanitário por covid-19 devido a uma queda no número de casos ativos e hospitalizações pela doença, informou a prefeitura nesta sexta-feira (3).



"A Cidade do México estará, a partir da próxima segunda-feira, no semáforo amarelo pelo menos por duas semanas", disse em coletiva de imprensa Eduardo Clark, diretor de tecnologia do governo local.

O nível de alerta sanitário da capital mexicana se organiza em um "semáforo epidemiológico" de quatro cores: vermelho, laranja, amarelo e verde, onde o primeiro marca o grau máximo e o verde, o menor.

Clark explicou que as hospitalizações passaram de 4.296 pessoas para 3.804 na última semana. Acrescentou que os casos ativos da doença passaram de 64.000 para 45.000.

Nesta sexta-feira, as autoridades anunciaram que os centros noturnos poderão operar com 50% de sua capacidade e os outros estabelecimentos do setor de serviços poderão funcionar em seu horário normal.

O México, de 126 milhões de habitantes, acumula 3,3 milhões de casos confirmados de covid-19 e 261.496 mortes, sendo o quarto país mais enlutado do mundo em números absolutos.

audima