(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DUSAMBE

Começam exercícios militares liderados pela Rússia na fronteira com Afeganistão


05/08/2021 09:20

Os exercícios militares conjuntos de Rússia, Uzbequistão e Tadjiquistão, na fronteira deste último com o Afeganistão, começaram nesta quinta-feira (5), em meio à ofensiva dos talibãs contra o governo de Cabul.

Moscou se posicionou como o último muro de contenção contra a possível disseminação desse conflito na Ásia Central, onde três ex-repúblicas soviéticas fazem fronteira com o Afeganistão.

Estas manobras militares acontecem no sul do Tadjiquistão, no campo de treinamento de Jarb-Maidon, a apenas 20 quilômetros da fronteira com o Afeganistão.

De acordo com um comunicado do distrito militar central russo, cerca de 2.500 militares de Rússia, Tadjiquistão e Uzbequistão participam destes exercícios, que vão até 10 de agosto.

Em paralelo, a Rússia opera manobras com o Uzbequistão, em Termez (sul), com 1.500 soldados. Esta área também é próxima da fronteira com o Afeganistão.

Nestes últimos exercícios, as tropas russas e uzbeques simularam operações de "reconhecimento da zona" e "encontraram e destruíram o acampamento de grupos armados irregulares", conforme um comunicado do Ministério russo da Defesa.

A Rússia tem bases militares no Tadjiquistão e no Quirguistão, os dois países mais pobres da Ásia Central.

Com 9,5 milhões de habitantes, o Tadjiquistão compartilha uma fronteira de 1.300 quilômetros com o Afeganistão. Em junho, os talibãs assumiram o controle da principal passagem fronteiriça entre ambos os países.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)