Publicidade

Estado de Minas MILAS

Central térmica ameaçada por incêndio é evacuada na Turquia


04/08/2021 19:43 - atualizado 04/08/2021 19:50

O fogo atingiu nesta quarta-feira uma central térmica no sul da Turquia, a qual teve que ser evacuada devido aos incêndios que arrasam o país há mais de uma semana e testam o poder do presidente Recep Erdogan.

Uma equipe da AFP viu os bombeiros, a polícia e os moradores fugindo do local enquanto as chamas se aproximavam do perímetro da central, perto da cidade de Milas.

Autoridades locais haviam informado anteriormente que os tanques de hidrogênio usados para resfriar a central tinham sido esvaziados e que foram cheios com água por precaução.

A usina funciona com carvão e petróleo, explicaram seus encarregados à AFP. Em imagens publicadas pelo prefeito de Milas, Muhammet Tokat, via-se fogo às portas da central. "A central foi completamente esvaziada", tuitou Tokat.

As chamas atingiram a usina na segunda semana de incêndios florestais históricos que, por enquanto, deixaram oito mortos e destruíram extensos pedaços de território na costa turca dos mares Egeu e Mediterrâneo.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, dava uma entrevista na TV quando a evacuação da central começou. "A central térmica está ameaçada de se incendiar", disse Erdogan. "Houve um vento forte. De outra forma, [o fogo] teria sido mais fácil de conter".

Mais de 180 incêndios arrasaram florestas, plantações e áreas habitadas da costa turca desde a última quarta-feira. A oposição culpa Erdogan por não ter mantido a frota de aviões de combate às chamas e por ter demorado a aceitar ajuda internacional. O presidente rebateu acusando a oposição de tentar tirar proveito da situação enquanto países vizinhos, como a Grécia, também sofrem com incêndios.

Autoridades apontaram a onda de calor extremo no sul da Turquia como responsável pelo fogo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade