Publicidade

Estado de Minas BRUXELAS

UE assina contrato de compra antecipada de vacina anticovid da Novavax


04/08/2021 12:36

A Comissão Europeia anunciou, nesta quarta-feira (4), a assinatura de um contrato com a sociedade farmacêutica americana Novavax para comprar antecipadamente 200 milhões de doses de sua vacina, a partir do momento em que for aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

"O novo acordo com a Novavax nos permite ampliar nossas opções com uma vacina à base de proteínas, uma fórmula que deu resultados promissores durante os ensaios clínicos", explicou em nota a comissária de Saúde da UE, Stella Kyriakides.

O contrato assinado com a Novavax permitirá aos Estados-membros da UE comprarem até 100 milhões de doses da vacina da farmacêutica americana, com uma opção extra de compra de outros 100 milhões ao longo de 2021, 2022 e 2023. A partir do momento em que a vacina for examinada e aprovada pela EMA.

Os Estados-membros poderão doar as vacinas aos países pobres ou em desenvolvimento, assim como entregá-las a outros países europeus.

Para a Comissão, que negocia em nome dos 27 países da UE, este é o sétimo contrato deste tipo após os alcançados com a AstraZeneca, Sanofi-GSK, Janssen Pharmaceutica (Johnson&Johnson;), BioNTech-Pfizer, Moderna e CureVac.

Também estaria discutindo um oitavo com a empresa de biotecnologia franco-austríaca Valneva.

A UE já vacinou 50% de sua população, segundo uma contagem realizada pela AFP, com quatro vacinas: BioNTech-Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Johnson & Johnson, as únicas aprovadas até agora pela EMA.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade