(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VARYMPOMPI

Bombeiros gregos esperam controlar ainda hoje incêndio cerca de Atenas


04/08/2021 06:59

Atenas despertou nesta quarta-feira (4) com uma fumaça densa e o cheiro acre do incêndio declarado na véspera ao norte da capital grega, aos pés do Monte Parnitha, e que os bombeiros esperam controlar "nas próximas horas".

Várias casas foram incendiadas, e dezenas de lojas, tavernas e outros imóveis sofreram danos significativos na terça-feira (3) à tarde e durante a noite em Varympompi, 30 quilômetros a noroeste de Atenas, de acordo com estimativas iniciais das autoridades.

Hoje cedo, quando o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis visitou Varympompi, a localidade estava sem seus moradores, observou um cinegrafista da AFP. Mais de 300 pessoas foram evacuadas desta cidade e de outras duas aldeias vizinhas.

Na manhã desta quarta-feira, "a situação melhorou, e esperamos que o incêndio esteja controlado nas próximas horas", anunciou a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros.

Mais de 500 bombeiros com cinco helicópteros e dezenas de bombardeiros de água continuavam estavam trabalhando esta manhã.

O incêndio começou na tarde de ontem, em meio a uma onda de calor excepcional em toda Grécia, com temperaturas localizadas que passam de 43°C.

Depois do Monte Pentélico na semana passada, foi o Monte Parnitha, a segunda das três colinas que rodeiam Atenas, que ardeu em chamas na terça-feira, espalhando cinzas e fumaça sobre a capital grega.

Quase 200 cavalos que estavam nos centros equestres da área foram transferidos ilesos, informou a Confederação de Equitação Grega.

A polícia disse ter ajudado quase 70 pessoas que estavam presas em suas casas, em comunidades cercadas pelo fogo.

Varympompi fica próximo ao antigo palácio real de Tatoi, cujas preciosas obras foram guardadas por precaução.

Até terça-feira, a Grécia enfrentou quase 80 incêndios, incluindo 40 ainda ativos, de acordo com o vice-ministro da Proteção Civil, Nikos Hardalias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)