(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MADRI

Espanha estende medidas de ajuda aos mais vulneráveis na pandemia


03/08/2021 10:15

O governo espanhol anunciou nesta terça-feira (3) a prorrogação da suspensão dos despejos e a proibição de cortar luz e água, entre outras medidas para aliviar o impacto social da pandemia do coronavírus.

A porta-voz do governo, Isabel Rodríguez, anunciou "uma prorrogação do 'escudo social' até o próximo dia 31 de outubro", em declarações na coletiva de imprensa após a reunião semanal do governo, usando o termo adotado pelo Executivo para se referir a este conjunto de medidas.

"Esperamos que os indicadores de saúde nos digam, então, que poderemos enfrentar o futuro sem o 'escudo'", acrescentou.

O governo do socialista Pedro Sánchez adotou este pacote em março de 2020, em meio à primeira onda da pandemia da covid-19.

As medidas iriam expirar em 9 de agosto. Além das já mencionadas, o pacote inclui o reforço do atendimento às vítimas de violência de gênero.

O Executivo espanhol também lançou um programa de assistência aos desempregados temporários, afetados pela suspensão da atividade das suas empresas, denominado ERTE. Nele, o Estado cobre 70% de seus salários nos primeiros seis meses, e 50%, depois. Este programa foi estendido, recentemente, até o final de setembro.

A economia espanhola registrou uma contração de 10,8% em 2020, uma das piores quedas na zona do euro. Esta queda foi causada, em grande parte, pelo colapso do setor de turismo. Voltou a crescer no segundo trimestre de 2021, e o governo prevê que terminará com um avanço anual de 6,5%.

Com 47 milhões de habitantes, a Espanha acumula 4,5 milhões de casos de coronavírus e 81.000 mortes, desde o início da pandemia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)