(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MARSELHA

Ocean Viking pede um porto para desembarcar 555 migrantes resgatados


02/08/2021 14:42

O navio de resgate humanitário Ocean Viking pediu, nesta segunda-feira (2), a designação de um porto seguro para vários países do Mediterrâneo para desembarcar 555 migrantes resgatados a bordo, onde a situação é "insustentável", segundo afirmou a ONG SOS Méditerrané.

"Pedimos a todas as autoridades competentes: Malta, Tunísia, Líbia e, hoje, Itália", disse à AFP esta ONG que administra o navio. Segundo ela, Malta rejeitou o pedido e Tunísia e Líbia não responderam.

Mais de 700 migrantes foram resgatados em embarcações precárias no Mediterrâneo neste fim de semana pelo Ocean Viking e pelos navios humanitários alemães Sea-Watch e ResQship.

"A situação é insustentável a bordo", informou uma porta-voz do SOS Méditerranée.

"Com uma ondulação que se intensifica e um calor sufocante, a condição física das pessoas a bordo se deteriora", tuitou a ONG, mencionando tonturas e desmaios entre os resgatados.

Após cada resgate, as ONGs devem esperar a atribuição de um "porto seguro" para desembarcar os náufragos, às vezes deixando os navios bloqueados no mar por dias.

Apesar da sua insegurança, a Líbia continua sendo a rota de passagem para dezenas de milhares de migrantes que tentam chegar à Europa, com apenas 300 km de distância entre a costa libiana e italiana.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), as saídas, interceptações e chegadas de migrantes no Mediterrâneo central aumentaram este ano e pelo menos 1.113 morreram no mar durante o primeiro semestre de 2021.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)