(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PEQUIM

Milhões de pessoas confinadas na China para lutar contra a variante delta do coronavírus


02/08/2021 10:37

Milhões de pessoas estavam confinadas em suas casas na China nesta segunda-feira (2), enquanto o país tenta conter o maior foco de coronavírus em meses com testes em larga escala e restrições às viagens.

A China informou nesta segunda-feira 55 novos casos de coronavírus de transmissão local. O surto da variante delta, de rápida propagação, já atingiu mais de 20 cidade e mais de uma dezena de províncias.

O foco em Wuhan ocorrue após a publicação diária de dados oficiais, mas foi confirmado pela imprensa estatal, que disse que os casos foram rastreados até uma estação de trem.

"Os sete foram identificados como trabalhadores migrantes", informou a agência oficial de notícias Xinhua, citando funcionários de prevenção e controle da covid-19.

Os governos das principais cidades, incluindo Pequim, organizaram testes para milhões de pessoas, ao mesmo tempo que isolaram áreas residenciais e colocaram em quarentena os contatos de pessoas infectadas.

As autoridades da capital se reuniram e decidiram "aumentar a vigilância, tomar precauções rígidas e defender a cidade até a morte, sem poupar gastos", disse o governo de Pequim.

A cidade de Zhuzhou (centro), na província de Hunan, ordenou nesta segunda-feira a mais de 1,2 milhão de pessoas que permaneçam em casa sob um isolamento rígido durante os próximos três dias, enquanto coloca em prática uma campanha de teste e vacinação em toda a localidade.

"A situação continua sendo sombria e complicada", afirmou o governo de Zhuzhou.

Pequim havia conseguido reduzir até agora os casos locais a praticamente zero. Mas o surto recente, vinculado a um foco em Nanjing em que nove trabalhadores do setor de limpeza de um aeroporto internacional testaram positivo em 20 de julho, provocou mais de 360 casos nas últimas duas semanas.

Em Zhangjiajie, uma cidade turística próxima de Zhuzhou, foi registrado um foco no mês passado entre os espectadores de um teatro, que depois levaram o vírus para suas casas em todo o país.

Zhangjiajie determinou o confinamento de seus 1,5 milhão de habitantes na sexta-feira.

Pequim bloqueou a entrada de turistas durante a temporada de viagens de verão (hemisfério norte, inverno no Brasil).

Após a descoberta de alguns casos entre residentes que retornaram de Zhangjiajiem, apenas "viajantes essenciais" com testes negativos serão autorizados a entrar em Pequim.

Nesta segunda-feira também foram registrados novos casos em Hainan, um popular destino turístico, assim como na província de Henan, devastada pelas inundações, informaram as autoridades de saúde do país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)