Jornal Estado de Minas

TEERÃ

Guia supremo iraniano indulta e comuta penas de mais de 2.800 presos

Mais de 2.800 presos se beneficiarão de um indulto ou uma redução de pena no Irã devido às festas muçulmanas, informou uma fonte oficial neste sábado (31).



O guia supremo iraniano, Ali Khamenei, "aceitou conceder um indulto ou uma comutação de pena a 2.825 condenados" por diferentes tribunais iranianos, informou um comunicado publicado em seu site.

A medida foi tomada em ocasão do Eid al Adha, a festa do sacrifício, conhecida como Ghorban em persa e celebrada este ano no Irã em 21 de julho, e a de Ghadir, uma das mais importantes para os muçulmanos xiitas, festejada na quinta-feira.

Segundo este ramo do Islã, foi em Ghadir al Jumm, na Arábia Saudita, onde o profeta Maomé designou como sucessor o primeiro imã xiita Ali ibn Abi Tálib.

Todo ano, o chefe de Estado concede vários indultos coletivos, coincidindo com grandes festas religiosas ou nacionais, sob a proposta do chefe da Autoridade Judicial.

No final de junho, Khamenei indultou e comutou a pena de mais de 5.000 detidos devido ao nascimento do imã Reza, uma das figuras sagradas do décimo segundo xiismo, religião de Estado no Irã desde o século XVI.

audima