Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

EUA deportam famílias de imigrantes para América Central


30/07/2021 20:47

Autoridades dos EUA começaram nesta sexta-feira a deportar famílias de imigrantes em voos para a América Central, como parte de um sistema acelerado para expulsar pessoas que chegaram ao país sem autorização a partir do México.

As deportações aceleradas são uma tática usada pelos governos republicanos e democratas para desestimular a imigração ilegal, e acontecem em meio ao aumento do número de chegadas.

O Departamento de Segurança Nacional (DHS) informou que as famílias foram enviadas de volta a seus países de origem, principalmente Guatemala, El Salvador e Honduras. "O processo de deportação acelerada é um meio legal de gerenciar com segurança a nossa fronteira e é um passo em direção ao nosso objetivo mais amplo de alcançar um processamento da imigração seguro e ordenado", explicou.

O número de imigrantes detidos por autoridades americanas que cruzam ilegalmente a fronteira com o México aumentou 4,5% em junho em relação ao mês anterior, apesar das previsões de queda, informaram as autoridades este mês.

Legisladores republicanos criticam o presidente Joe Biden por reverter as restrições decididas durante o governo de Donald Trump, incluindo a política de "permanência no México", que forçou milhares de solicitantes de asilo da América Central a permanecer no lado sul da fronteira até que seus pedidos fossem processados.

Funcionários do governo Biden anunciaram esta semana planos de usar os voos de deportação acelerados, após um novo aumento do número de famílias centro-americanas sem documentos que cruzam a fronteira. O número de crianças que cruzaram sem os pais ou responsáveis em junho, as quais o governo Biden promete acolher nos Estados Unidos, em vez de devolvê-las ao México, aumentou 8% desde maio, totalizando 15.253, ou mais de 500 por dia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade