(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Terremoto de 8,2 graus é registrado na costa da península do Alasca


29/07/2021 06:26 - atualizado 29/07/2021 06:31

Um terremoto de 8,2 graus de magnitude foi registrado durante a noite na costa da península do Alasca - informou o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS), que ativou um alerta de tsunami.

O tremor aconteceu 91 km ao sudeste do município de Perryville, segundo o USGS. O alerta de tsunami afeta o sul do Alasca e a península do Alasca.

Perryville é uma pequena localidade situada a 800 km de Anchorage, a maior cidade do Alasca.

O governo dos Estados Unidos ativou um alerta de tsunami para o sudeste do Alasca.

Em um primeiro momento, o sistema de alertas de tsunami dos Estados Unidos advertiu que seria possível a ocorrência de "ondas perigosas". Duas horas depois, atualizou sua previsão e afirmou que as eventuais ondas não passariam de 30 centímetros.

Em Kodiak, uma ilha situada frente à costa do Alasca e habitada por cerca de 6.000 pessoas, também foram ativados os alertas de tsunami. Segundo a rádio local KMXT, nada aconteceu.

Em vídeos publicados nas redes sociais por jornalistas e moradores da região, vê habitantes de Kodiak afastando-se de carro da costa, com o som das sirenes ao fundo.

Também foi ativado alerta de tsunami para o Havaí, e as autoridades locais pediram aos moradores que se mantivessem afastados da praia. Duas horas mais tarde, o alerta foi desativado.

Nos 90 minutos posteriores ao terremoto foram registrados cinco tremores, o maior deles com magnitude de 6,2, segundo o USGS.

Em outubro do ano passado, um de 7,5 graus provocou ondas de tsunami na costa sul do Alasca, mas não foram registrados danos.

O Alasca fica no "Círculo de Fogo" do Pacífico, uma zona com frequente atividade sísmica e choque de placas tectônicas.

Em março de 1964, a região foi afetada por um terremoto de 9,2 graus, o mais forte já registrado na América do Norte. O tremor devastou Anchorage e provocou um tsunami que atingiu o Golfo do Alasca, a costa oeste dos Estados Unidos e o Havaí.

Mais de 250 pessoas morreram em consequência do terremoto e tsunami.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)