Publicidade

Estado de Minas BOGOTÁ

Milhares de migrantes ficam bloqueados na Colômbia a caminho dos EUA


27/07/2021 21:06

Milhares de migrantes se encontravam bloqueados em um pequeno porto do noroeste da Colômbia, onde aguardavam para cruzar para a fronteira com o Panamá, parada seguinte de sua travessia rumo aos Estados Unidos, informaram nesta terça-feira órgãos de socorro.

A chegada de uma quantidade incomum de haitianos, cubanos, africanos e asiáticos ao município de Necoclí nas últimas semanas superou a capacidade local de transportá-los até o município fronteiriço de Acandí, explicou à AFP César Zuñiga, diretor da Unidade de Gestão do Risco de Desastres de Necoclí.

Dezenas de migrantes aglomerados na praia em plena pandemia à espera de uma vaga em um bote podem ser vistos em imagens compartilhadas por autoridades locais. O golfo de Urabá, onde fica Necoclí, é um dos principais pontos de trânsito de africanos, asiáticos e haitianos que buscam cruzar para o Panamá através do corredor selvagem conhecido como Tapón del Darién. Eles costumam ter os Estados Unidos como destino final.

A Colômbia reabriu em maio as fronteiras terrestres, fluviais e marítimas com Panamá, Peru, Equador e Brasil, que estavam fechadas devido à pandemia. Este mês, fez o mesmo com a Venezuela.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade