(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GUWAHATI

Seis policiais mortos em enfrentamentos na fronteira de dois estados indianos


26/07/2021 16:52

O ministro-chefe do estado indiano de Asam (nordeste) acusou nesta segunda-feira (26) a polícia do estado vizinho de Mizoram de ter matado seis de seus agentes em um incomum confronto fronteiriço.

Os dirigentes dos estados de Asam e Mizoram, que disputam suas fronteiras há décadas, se acusaram mutuamente de estar por trás dos confrontos mortais.

As tensões entre os dois aumentaram desde o mês passado, quando funcionários de Mizoram acusaram a polícia de Asam de tomar o controle de um posto fronteiriço.

Os enfrentamentos ocorreram na segunda-feira perto da cidade de Vairengte.

O principal ministro de Asam, Himanta Biswa Sarma, anunciou no Twitter que seis policiais tinham "sacrificado suas vidas defendendo os limites constitucionais do nosso estado".

Seu homólogo de Mizoram, Zoramthanga, não confirmou as mortes, mas disse em um comunicado que os disparos ocorreram depois que uma força policial de Asam de 200 pessoas "cruzou à força" um posto de vigilância.

Zoramthanga também afirmou que a polícia de Asam danificou veículos e atacou civis desarmados, entre eles um casal de turistas.

Segundo ele, a polícia de Asam abriu fogo contra a polícia de Mizoram, que reagiu.

Mizoram fez parte do estado de Asam até 1972, antes de se tornar estado em 1986.

A região do nordeste da Índia, rica em recursos naturais, tem sido palco de tensões étnicas desde a independência do país em 1947.

As fronteiras entre os sete estados da região não estão claramente delimitadas e provocam regularmente tensões por terra e propriedade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)