(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SKOPJE

Quatro ex-líderes da Macedônia do Norte são condenados por ataque ao Parlamento


26/07/2021 14:05

Um ex-presidente do Parlamento da Macedônia do Norte, dois ex-ministros e o ex-chefe dos serviços de inteligência foram condenados nesta segunda-feira (26) a penas de até seis anos e meio de prisão por organizarem um ataque contra o Parlamento há mais de quatro anos.

Em 27 de abril de 2017, vários deputados --entre eles Zoran Zaev, o atual primeiro-ministro socialdemocrata que estava na oposição na época - foram agredidos quando os manifestantes nacionalistas invadiram o Parlamento.

Os manifestantes, apoiadores do partido de direita VMRO-DPMNE do ex-homem forte Nikola Gruevski, queriam impedir que os socialdemocratas formassem uma coalizão de governo com os grupos minoritários albaneses.

Um tribunal de Skopje declarou que os acusados, todos eles condenados por ameaçarem a ordem constitucional, "organizaram e apoiaram materialmente as manifestações em massa que terminaram em uma violenta invasão no Parlamento".

O ex-presidente do Parlamento, Trajko Veljanoski, foi condenado a seis anos e meio de prisão e os ex-ministros Mile Janakievski e Spiro Ristovski a seis anos e três meses por liderarem os manifestantes.

O ex-diretor dos serviços secretos, Vladimir Atanasovski, acusado de ser um instigador direto da violência, foi condenado a seis anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)