(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GUADALAJARA

Cheia de córrego inunda centenas de casas no México


26/07/2021 01:50

Chuvas torrenciais no estado mexicano de Jalisco (oeste) provocaram a transbordamento do córrego El Seco, que afetou cerca de 300 casas em mais de uma dúzia de bairros locais, informaram as autoridades locais no domingo (25).

O governador do estado, Enrique Alfaro, informou pelas redes sociais que foram detectados "56 pontos de inundação e foram contabilizadas 310 casas afetadas".

O boletim oficial dos danos também inclui "dois desmoronamentos, três afundamentos e 12 veículos enguiçados", mas não foram reportadas mortes.

As tempestades, acompanhadas de granizo, caíram em bairros vizinhos ao Bosque da Primavera - o pulmão mais importante da Região Metropolitana de Guadalajara, capital do estado - e do Morro da Bandeira.

A força da água levou tudo em seu caminho, de lixo e escombros a carros, enquanto as famílias afetadas levaram para as ruas seus pertences domésticos, danificados pela inundação, constatou a AFP.

Bombeiros trabalham na região com maquinário para retirar a lama e limpar vias, além do que "foi instalado um posto de comando para atender emergências e coordenar os trabalhos de ajuda", informou o governo do estado em um comunicado.

Pela magnitude dos danos, as autoridades locais vão solicitar a emissão de uma declaração de emergência que lhes permita acessar recursos estaduais para responder às contingências.

O Mapa Único de Inundações da Região Metropolitana de Guadalajara revelou que nas cidades mexicanas que formam a área há 321 pontos suscetíveis a inundações que podem representar riscos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)