(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MÉXICO

México enviará a Cuba insumos médicos, comida e gasolina


23/07/2021 15:07

O México enviará dois navios com suprimentos médicos, alimentos e gasolina a Cuba, a cujo governo ofereceu ajuda humanitária após os protestos sem precedentes de 11 e 12 de julho, informou o ministério mexicano das Relações Exteriores.

As embarcações da Marinha partirão no próximo domingo do porto de Veracruz (sudeste) para realizar a entrega, que faz parte da "política de solidariedade internacional" do governo mexicano, informa um comunicado.

O carregamento inclui seringas, cilindros de oxigênio tipo T e máscaras faciais para enfrentar a emergência sanitária causada pela covid-19, além de leite em pó, feijão, farinha de trigo, latas de atum, óleo de cozinha e diesel.

O ministério não detalhou as quantidades.

O presidente esquerdista Andrés Manuel López Obrador ofereceu esse apoio ao seu colega cubano, Miguel Díaz-Canel, após o primeiro dia de manifestações em cerca de 40 cidades da ilha.

Aos gritos de "estamos com fome", "abaixo a ditadura" e "liberdade", milhares de pessoas saíram às ruas nos dias 11 e 12 de julho para expressar seu descontentamento com a pior crise econômica em Cuba em décadas e o forte aumento dos contágios de covid19.

Os protestos deixaram um morto, dezenas de feridos e mais de cem detidos.

Ao oferecer ajuda humanitária, incluindo vacinas contra o coronavírus, López Obrador se manifestou contra o "intervencionismo" na crise cubana e defendeu o levantamento do embargo dos Estados Unidos à ilha, em vigor há seis décadas.

Cuba enviou brigadas médicas ao México para tratar da pandemia no início deste ano.

O governo mexicano também anunciou que na próxima terça-feira entregará 150 mil doses da vacina anticovid da AstraZeneca à Guatemala, depois de já ter doado 400.000 vacinas a esse país, Honduras e El Salvador.

ASTRAZENECA


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)