(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PEQUIM

China denuncia "arrogância" da OMS sobre a origem da covid


22/07/2021 02:54

A China rejeitou nesta quinta-feira (22) a proposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de auditar os laboratórios chineses como parte de uma investigação mais ampla sobre as origens da pandemia de covid-19.

Esta proposta é "desrespeitosa ao bom senso e arrogante para com a ciência", declarou o vice-ministro da Saúde da China, Zeng Yixin, a repórteres, dizendo que estava "extremamente surpreso".

Na semana passada, o chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, propôs fazer "controles dos laboratórios ou estabelecimentos de pesquisa ativos na região onde foram identificados os primeiros casos (de covid-19) em dezembro de 2019", uma referência à cidade chinesa de Wuhan, o epicentro da pandemia que abala o mundo.

Em 31 de dezembro de 2019, a China revelou à OMS a existência de um surto de casos de pneumonia em Wuhan.

A China luta vigorosamente contra a teoria de que a covid-19 pode ter se originado em um de seus laboratórios, principalmente o Instituto de Virologia de Wuhan, e se espalhado devido a um vazamento.

A teoria de uma fuga de um laboratório chinês foi promovida pela administração norte-americana de Donald Trump (2017-2021), mas descartada por especialistas. No entanto, nas últimas semanas, a teoria ganhou nova força nos Estados Unidos.

Por sua vez, um dos responsáveis pelo Instituto de Virologia de Wuhan, Yuan Zhiming, disse nesta quinta-feira que "não houve vazamento" ou "acidente" naquele estabelecimento.

Em vez disso, as autoridades chinesas e a mídia regularmente apontam para o laboratório de Fort Detrick nos Estados Unidos como possível local de origem da covid-19.

Localizado próximo a Washington, este laboratório está no centro da pesquisa americana sobre o bioterrorismo.

De acordo com o Global Times, um jornal nacionalista, cinco milhões de internautas chineses assinaram uma petição para abrir uma investigação sobre Fort Detrick.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)