(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Biden receberá o presidente da Ucrânia em 30 de agosto


21/07/2021 17:09 - atualizado 21/07/2021 17:14

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, receberá o ucraniano Volodimir Zelensky na Casa Branca em 30 de agosto, anunciou a secretária de imprensa, Jen Psaki.

"A visita reafirmará o apoio incondicional dos Estados Unidos à soberania e à integridade territorial da Ucrânia em face da contínua agressão da Rússia na Crimeia e na região de Donbass", explicou Psaki em um comunicado.

Na ocasião, é possível que Kiev pressione para obter mais apoio em sua longa guerra contra os separatistas apoiados pela Rússia.

Pelo Twitter, Zelensky disse que quer falar sobre a Crimeia e "a paz em Donbass", mas também sobre energia, "a segurança na Ucrânia" e seu desenvolvimento econômico, no que promete ser "uma reunião importante e frutífera".

A Ucrânia enfrenta a Rússia desde que os pró-ocidentais chegaram ao poder em Kiev em 2014, ao que se seguiu a anexação da península da Crimeia por Moscou e uma guerra no leste do país com separatistas pró-russos.

Washington tem apoiado por muito tempo Kiev na disputa com Moscou, e inicialmente tinha convidado Zelensky a visitá-lo no início de julho.

No entanto, em meados de junho, Zelensky lamentou que Biden tenha se reunido com o colega russo, Vladimir Putin, antes de encontrá-lo. A cúpula entre os líderes americano e russo foi celebrada em 16 de junho em Genebra, Suíça.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)